ENTENDER OU EXPERIMENTAR

Aniversário da cidade de São Paulo. Vale do Anhangabaú. Meu celular toca. É uma amiga convidando para irmos ao cinema (Nota do autor: era a Viviane, que havia conhecido na excursão do réveillon). Ela fica muito surpresa em saber onde estou e pergunta: “Mas… você gosta de multidão?!…”. Essa pergunta me fez começar a pensar muito sobre a minha presença ali. Entendi, ou melhor, comecei a entender, o quanto aquele momento estava sendo didático para mim. Era um evento gratuito. Acredito que a grande maioria das pessoas que estavam lá só pode mesmo se divertir em eventos gratuitos. É uma situação que faz parte de suas vidas. Era evidente a alegria por estarem ali. Dançando e cantando, aplaudindo e participando. Mas só quando a banda tocou e a cantora cantou “Saudosa Maloca” é que entendi a diferença entre entender e experimentar. A energia e a vibração que senti, vindas daquela multidão, me puseram lágrimas nos olhos. Cantavam a letra da música com entusiasmo. Com verdadeira paixão. E isso me fez entender. Aquelas pessoas experimentam aquela realidade no seu cotidiano. Por isso cantavam com tanto sentimento. E mostravam, como os personagens da música, serem capazes de enfrentar as dificuldades que a vida contém. E encontram meios de vencê-las ou formas de conviver com elas. Que lição! Saí dali muito mais confiante na capacidade do ser humano sobreviver aos mais duros desafios. Experimenta as dificuldades e entende que assim é a vida. E dilui suas lutas nas multidões cúmplices, que só podemos entender se experimentarmos.

Escrito em 25 de janeiro de 2008

Publicado em 28/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *